terça-feira, 5 de agosto de 2008

O que é a Guerra dos Clones ???


O último grande conflito da República Galáctica, a Guerra dos Clones, foi o nome dado á guerra travada pelo Grande Exército da Républica contra as forças andróides da Confederação de sistemas Independentes. Durante a Guerra os Cavaleiros Jedi, foram generais do Grande Exército liderando soldados-clones através de campos de guerra espalhados, para levar um fim aos sepraratistas.


A Guerra dos Clones tem as suas raízes numa crise que começou no fim do mandato do chanceler Palpatine. Um guerreiro jedi desiludido, Conde Dooku, que abandonou a ordem e utilizou seu jeito carismático e suas habilidades politicas para fazer com que os sistemas estelares cortassem relações. Isso levou a uma porção de conflitos espalhados conforme os mundos deixaram a República, e o pequeno número de Cavaleiros Jedi incumbidos de proteger a ordem na galáxia estava sobrecarregado. O Senado Galático estava vivendo uma reviravolta conforme os Senadores alarmados propunham soluções conflitantes para os problemas crescentes. Alguns apoiaram o Ato de Criação Militar, temerosos de que o conflíto com os Separatistas seria inevitável. Outros acreditavam que os fatos nunca levariam a um conflito, já que a República vinha evitando uma guerra de proporções gerais há quase mil anos. Durante a revolta, Palpatine estendeu seu mandato, indo além das limitãções constitucionais, pelo fato de o senado exigir que ele se mantivesse no cargo para ajudar a República a enfrentar essa tempestade.


A inteligencia reunida pelo Jedi Obi-Wan Kenobi no mundo Outer Rim de genosis revelou que Dooku fez um acordo secreto com uma porção de barões do comércio para adquirir um exército andróide de tamanho sem paralelo. Os separatistas estavam se equipando para guerra, e a República não tinha outra alternativa senão responder á altura. Forças emergenciais concedidas pelo Senado, o Chanceler Supremo Palpatine acionou o Grande Exército da República, que tinha sido comissionado secretamente pela ordem Jedi uma década antes. A primeria batalha da Guerra dos Clones iniciou-se logo após em geonosis, enquanto a liderança separatista se espalhava.

A Guerra dos Clones durou anos e rapidamente se espalhou por toda a galáxia depois da Batalha de geonosis. Apesar do Conde Dooku parecer artiulador da estratégia separatista, ele secretamente obedecia a seu mestre Sith, Darth Sidious. Ações militares foram conduzidas pelo general ciborgue Grievous e Dooku tinha um grupo militar de subordinados, incluindo o guerreiro do lado Obscuro Asajj Ventress. Anteriormente, na guerra, as froças de Dooku minaram rotas do hiperespaço ligavam Mundos Centrais ao resto da Galáxia, efetivamente cortando da República a maior parte dos seus recursos e dando aos Separatistas relativa liberdade de movimento no Outer Rim. Para contornar essa manobra, os Jedi solicitaram aos Hutt que compartilhassem o controle do Outer Rim, permitindo á Republica mover suas naves através do Outer Rim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário