quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Posto de Saude (sempre me trollando)

Uma zica atrás da outra, tenho que levar o Thiago para ser vacinado. Como uma coisa tao simples se transforma e uma novela mexicana?
Quando o bebê saiu do hospital (quinta- feira no período da tarde), ele não tinha o peso minimo para começar com as vacinas, então eu aguardei uns dias em casa para que ele pegasse um pouquinho mais de peso.



Segunda-feira - 13/01/2014
Tentativa fracassada, pois o tempo começou a mudar e uma tempestade se aproximava, e é bem complicado sair por ai com um recém nascido, pegando ônibus e com tempo mudando.

Terça-feira - 14/01/2014
Primeira tentativa
Posto de Saúde do Jd Aurélia / Campinas

Outra tentativa fracassada, primeiramente eles não quiseram nem me atender, pois eu não moro no bairro, segundo a enfermeira que veio falar comigo, eu só poderia levar o meu filho no posto que somos cadastrados, mesmo que seja apenas para tomar uma vacina.

O posto que eu sou cadastrada é longe da minha casa, eles deveriam organizar quem é atendido aonde, pela proximidade que a pessoa mora do posto de saúde e não pelo nome de rua, moral da história, nós não podemos ser atendidos num posto de saúde que eu poderia ir andando e em poucos minutos eu estaria lá...
Não né! pra que facilitar, me mandam  lá onde Judas desabotoou as calças. 

Segundo motivo pelo qual eu não consegui era porque eu não tinha passado por um pediatra, segundo eles o pediatra ia pesar e avaliar se o bebê estava apto para tomar ou não tomar vacina.
Voltei pra casa ..

Quarta-feira - 15/01/2014
Segunda tentativa
Posto de Saúde Faria Lima / Campinas

Lá vamos nós para onde o Judas desabotoou as calças, como fomos no período da manha, nem cogitamos ir de ônibus. Não da para vc sozinho pegar ônibus neste horário, muito menos com um bebê sem vacina, num bebê conforto fora a bolsa etc, junto com um aglomerado de trabalhadores, todos espremidos dentro de uma lata de sardinhas com rodas.
Pegamos um taxi (a brincadeira já não saiu barata), e eu fui prevenida, desta vez eu fui com uma cartinha da pediatra mesmo sendo de outro lugar, falando que o bebê tinha sido avaliado, tinha sido pesado e estava apto para ser vacinado.
Então se eu não conseguisse passar por pediatra, isso não seria desculpa para ele não ser vacinado.

Chegando no posto de saúde, percebi que o universo estava conspirando contra mim, pois desta vez primeiramente as vacinas não estavam sendo aplicadas, pois havia chovido muito na noite anterior e caiu a energia. Por conta disso as vacinas do posto não tinham sido refrigeradas adequadamente.

Tentei marcar a consulta do pediatra para não ter erro e quando voltasse a normalizar ele conseguisse ser vacinado, mas também não estavam marcando consultas, porque o sistema deles a uma semana estava fora do ar, então nada de marcar consulta para ninguém.
UMA SEMANA QUE OS FUNCIONÁRIOS VÃO LÁ E NÃO ATENDEM NINGUÉM POR CONTA DO SISTEMA.

Quinta-feira - 16/01/2014
Choveu muito... ruas alagadas por toda cidade, foi impossível sair de casa com criança .

E o tempo passou ...

Terça-feira - 21/01/2014
Terceira tentativa
Posto de Saúde Faria Lima / Campinas

A primeira reação da enfermeira quando chegamos para vacinar o Thiago foi "Como assim o menino tem dois meses e não foi vacinado ainda" (o esporro correu solto, como se nós fossemos dois pais terríveis que não estamos nem ai com a criança).
Dai eu expliquei tudo, que ele é prematuro, que teve alta agora, etc, etc. Ai a reação mudou, "mais ele é muito pequeno, não tem peso para ser vacinado ainda",mostrei a carta da pediatra falando que ele tinha peso e estava apto para ser vacinado e... ela não aceitou a carta porque segundo ela ele pode ter perdido peso então ele teria que passar pela pediatra, para depois voltar lá.
Mais um dia sem vacinas ...



Quarta-feira - 21/01/2014
Quarta tentativa
Posto de Saúde Faria Lima / Campinas

Antes de ir ao Posto de Saúde, fomos a pediatra que novamente escreveu uma cartinha falando que o Thiago estava apto a tomar as vacinas e quando cheguei ao posto, fui super bem tratada, erma as mesmas funcionarias  e dessa vez deu certo.
Ela leu a cartinha, anexou numa carteirinha de vacinas que fica no posto de saúde e transformou meu filhinho em uma peneira.
O Thiago tomou 4 vacinas de uma vez só, a BCG no bracinho, Rotavírus que foi pela boca, a Anti polio (vip) em uma das pernas e a Pentavalente (5 em 1 vacina), na outra perna.
Deixando a Pneumocócica para segunda-feira para o bebê não sofrer mais ainda pois sera mais uma vacina na perninha dele.





Nenhum comentário:

Postar um comentário