sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Feira Medieval Européia em Campinas


Feira Medieval Européia de Campinas, faço minha as palavras de um amigo postou no facebook, tinha mais de feira do que de medieval.
A entrada é 15 reais (valor inteiro), se você for vestido a caráter tem um descontinho de 5 reais.

No dia que eu fui (feriado do dia 15 de novembro), tinha pouquíssimos estandes de produtos e estes eram industrializados como boutiques de roupas e lojas de sapatos comuns fora loja de óculos escuros e, não encontrei nada muito temático, esperava encontrar mais artesanatos, e roupas mais caracteristicas.
Mas também haviam vários outros que ainda estavam vazios, então quem sabe, surjam mais estandes ao decorrer da semana e passam surgir mais artesãos.

Estandes de comida tem aos montes!
Comi um lanche extremamente caprichado e não paguei caro por ele, mas também, não haviam muitas bancas que vendessem algo também caracteristico de uma feira medieval.

Bebidas, as bebidas eu achei um assalto eram bem caras se tratando de tubaína, não tinha variedade nenhuma, era tubaína retro zero e tubaína retro normal, passei bastante sede, pois pagar caro numa tubaína era de partir o coração. E eu não encontrei hidromel, estava doida pra comprar uma garrafinha e guardar para quando eu possa beber.

Tem um Parque de diversões, esses típicos de festas de igreja de cidades do interior, (me lembram esses de filmes de terror, onde vai soltar a roda gigante ou vai aparecer um palhaço assassino ou até mesmo o Piramide Head),lá era mais uma atração onde você paga a parte para brincar, eu não sou muito chegada nessas atrações, principalmente porque eu estou gravida, então não iria brincar de qualquer forma.

 O local onde acontece as justas parecia que estavam sendo cobradas,mas acho que depois de  reclamações (porque você paga para entrar e tinha que pagar novamente para algumas  atrações), eles liberaram e agora virou uma atração gratuita, pelo menos é o que comentaram por lá, também não sei ao certo, como estava funcionando.

Esta no decreto real ai do ladinho *___*


Eu cheguei no final da tarde pude ver a ultima apresentação de justa do dia, o espaço está bem bonito, mas foi um inferninho para conseguir ver alguma coisa. Era muita gente amontoada em pé, próximo ao corrimão da arquibancada com câmeras na mão e tampava toda a sua visão.


Cada dia que passa, parece que as pessoas não curtem as atrações, shows etc, elas precisam registrar e pior, no final nem usam o registro pra nada, e também nem aproveitam direito a apresentação, preocupados com as fotos e filmagens que estão fazendo.

Mas se vocês tiverem a oportunidade tente assistir as primeiras apresentações, pois eu acredito que devem ser as melhores, por ter menos pessoas e porque tanto os cavalos quanto os cavaleiros estavam um tanto cansados no final do dia com este solzão que anda fazendo.
A impressão que eu tinha é que realmente os cavalos estavam cansadinhos e não estavam mais muito afim de fazer o que era para ser feito.


Os figurinos estão lindíssimos,gostei bastante, inclusive de como eles avisavam quando ia começar alguma atração, tocava uma musiquinha e alguém falava sobre o decreto real e dava a informação da atração.


A Maí de rainha está incrivelmente linda, não poderiam ter feito uma escolha tão perfeita como essa , realmente é uma atração a parte  ver a figuração durante o evento.
As crianças amaram o carinha da perna de pau, não sei como ele não caiu ainda, porque elas ficam loucas correndo ao redor dele.


 Também tem um Acampamento Medieval, que para mim, foi a parte mais bacana da feira inteira, não estou puxando o saco, porque conheço algumas coisas que estavam trabalhando nesta área, mas era uma das atrações bem organizadas, planejadas e dentro do contexto do evento.

Lá você passa por três etapas, a primeira você tem uma aula de história nórdica, você conhece um pouco sobre a cultura, mitologia e curiosidades da época, a segunda etapa você aprende a lutar, empenhar uma espada dentro da esgrima medieval e a terceira etapa é o arco e flecha, não é atoa que este espaço está lotado o tendo todo.

E tem um galpão super bonito que lembra até a torre do relógio do filme De volta para o futuro, onde eles montaram um tipo de auditório e estão rolando apresentações musicais  e peças de teatro. Acabei por não assistir a nenhuma apresentação lá, mas só de conhecer aquele espaço esplendido valeu a pena.

Estão galpão é lindo, era da antiga Mogiana, onde os trens eram montados e está cheio de maquinarias antigos, chegamos perto de uma delas para fotografar e um segurança (não do evento, mas do espaço) que aparantemente não tem muita preparação para interagir com o publico, mandou a gente sair de lá, nos ameaçando, disse que  estava armado que podíamos nos dar mal porque não podia fotografar aquele espaço, etc.

Acho que deviam fechar o espaço, na qual os visitantes não podem ir  porque realmente aquele espaço é muito lindo e muito mais gente vai querer fotografar por lá, durante todo o decorrer da semana e se o segurança já estava zangado hoje, imagina como ele ira ficar até o final da feira.

Vale a pena ir na feira ?
Vale, vá com a família, amigos, comer bem se divertir, mas eu senti realmente falta de mais coisas medievais, no dia em que eu fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário