segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Testes de filmagem: O sábio Chinês

Teste- O sábio chinês
Foto: Kaique De Lima

A magia da simplicidade, estamos trabalhando em um projeto de teatro de sombras que  é uma arte muito antiga, estudos indicam  a sua origem vem desde o período da Pré-História, onde os homens já se encantavam com suas sombras movendo-se nas paredes das cavernas, e algumas mães da época teriam desenvolvido o teatro de dedos, projetando sombras diversas com as mãos, para distrair seus filhos e mais tarde redescoberta na China, onde consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco.

Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras.

No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado.

O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina.

Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.

No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade.
Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.

Teste- O sábio chinês
Foto: Kaique De Lima

Sobre o nosso projeto:

Teste- O sábio chinês
Foto: Kaique De Lima
Tinha algo que eu gostava muito de fazer nos tempos de faculdade, nas aulas de semiótica visual com Marcos Rizzoli, que era transformar uma coisa em outra. Por exemplo: uma poesia e transformar em musica, uma musica e transformar em vídeo e assim vai...

Nesse projeto que estamos trabalhando com as turmas de cinema, estamos trabalhado três vertentes (filosofia taoísta, que fora transformada em musica e estamos adaptando para um filme onde iremos utilizar as técnicas do teatro de sombras). 

Sinopse:

 Baseado na filosofia Taoísta do mestre Chuang Tzu que deu a origem a uma musica do Raul Seixas, O sábio chines é um filme é sobre a metamorfose humana, igualdade das especies e a importância de ser você mesmo.
O curta sera feito em stop-motion com as técnicas de teatro de sombras,  e contara a história de um homem que um dia ao se deitar na sombra de uma arvore sonha que se transforma em uma borboleta. Mas ao acordar ele se questiona se ele realmente sonhou que era uma borboleta ou se era uma borboleta que teria sonhado que era Zhuangzi (o sábio chines).

Teste- O sábio chinês
Foto: Kaique De Lima





Nenhum comentário:

Postar um comentário