quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Cinema de quinta: Helen Quintans


Uma pequena pausa nos filmes de terror para falar do trabalho lindo da talentosa Helen Quintans.

Quem é Helen Quintans? Sou designer de moda e fotógrafa. Uma profissão me levou à outra. Hoje trabalho como figurinista de teatro e cinema e fotógrafa.

Porque cinema? Unir paixão e profissão é algo que nem todo mundo tem o privilégio e, por sorte, eu consigo Estudei moda, esperando lançar uma marca, nunca havia cogitado a possibilidade de trabalhar com cinema.
Um dia, uma amiga me convidou para fazer o figurino de um filme (vc, aliás) e foi aí que me descobri nessa área, que se tornou meu ganha-pão.
Como sempre me interessei por cinema e arte, hoje também faço direção de arte e fotografia de alguns filmes independentes.

Inspirações para os seus filmes? Eu gosto muito de documentários, de permitir que pessoas reais contem suas histórias. Procuro sempre retratar a poesia do cotiano.

 Teaser Ëntalhes do Sertão

Fale um pouco sobre a “Entalhes do sertão”? Inicialmente, "O Entalhe do Sertão - A Arte de J. Borges" era um trabalho de conclusão de semenstre da faculdade de fotografia. Como sou de família nordestina e meu pai e meu irmão são cordelista, já tinha uma certa intimidade com a xilogravura e admirava demais o J. Borges. Viajei pra Pernambuco para captar as imagens, meu irmão escreveu o texto do voice over e a narração ficou por conta de um poeta importantíssimo, o Chico Pedrosa. O resultado ficou tão bonito, que me arrisquei inscrever em festivais e hoje já circulou por várias cidades e Estados do país.


Fale um pouco sobre a moda e o cinema? O cinema e a moda andam de mãos dadas. A partir da roupa de uma personagem é possível reconhecer a época em que ela vive, sua classe social e até traços da sua personalidade. O cuidado com o figurino de um filme é indispensável para a história que se quer contar.

Tem alguma história engraçada ou curiosa que tenha se passado durante as produções? Já andei pendurada em carro, já deitei em asfalto pra gravar e já fui índia num comercial de catuaba para um curta em que faço parte da produção. Fazer cinema independente é difícel e cansativo, mas eu me divirto bastante.

Já transformou em roteiro algo que tenha acontecido com vc? Não, mas acho que se eu o fizesse seria com certeza algo cômico.


Fale um pouco sobre outros trabalhos seus? Tem algum projeto em andamento?

Como figurinista trabalhei em 5 filmes independentes e fiz figurino para mais de 10 peças de teatro. Fiz direção de fotografia e arte para mais 2 e agora estou finalizando "O Nascimento de Mary Black" e na pré produção de outro curta.

Depois de " O Entalhe do Sertão", fiz outro documentário, sobre fotografia Fine Art.

Dicas de filmes? Sim, eu gosto de certos filmes só pela direção de arte e figurino. Meus preferidos são Maria Antonieta, da Sofia Copolla, Luzes da Cidade, do Chaplin, Lisbela e o Prisioneiro, Guell Arraes. Amo Os Picaretas, Cine Hollyúdi (acho q é assim q escreve hahaha) e Saneamento Básico, pq me lembra demais situações que passo nas produções dos filmes em que trabalho.
 Trailer Saneamento básico

Nenhum comentário:

Postar um comentário