sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

É Carnaval ...


Comecei a dar uma pesquisada sobre o Carnaval, eu nunca havia imaginado que a sua origem teria sido na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Durante o Carnaval, os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção, alias um curiosidade interessante sobre esses cultos.
 No Egito, eles levavam muito ao pé da letra no quesito agradecer aos deuses pela fertilidade do solo, etc, segundo a uma professora de história da arte que eu tive, existia um culto em que os homens fertilizavam as terras com o seu sémem, porque eles acreditavam que era isso que fazia com que  os alimentos nascessem  na terra.
Imagina como seria um culto desses hein, alias imagina agora o quanto seria bizarro você assistindo ou você agradecendo e fertilizando o solo com uma porção gigantesca de pessoas olhando e te aplaudindo enquanto você (com o perdão da palavra), batesse uma.

Mas vamos voltar ao carnaval.

 A igreja católica implantou essa comemoração em 590 d.C, (idade média) durante o período há uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes até ai a história é até bonitinha, mas na verdade o Carnaval como todos sabem, ele antecede a Quaresma que é um longo período de privações, para os católicos, vocês provavelmente conhecem alguém que deva seguir o que é instituído neste período, coisas do tipo não comer carne vermelha etc. 

E a palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres, então as pessoas nessa época aproveitam esses últimos dias que antecedem a Quaresma em que as restrições morais eram mais relaxadas, para fazer tudo o que eles podem fazer que principalmente no período da Quaresma eles ficariam privadas a fazer. 

 Somente no Renascimento que incorporaram os baile de máscaras, desfiles com suas ricas fantasias e os carros alegóricos e tudo mais o que a gente conhece. Mas vale lembrar que muita coisa que a gente reclama a respeito do Carnaval e fala que na Itália é tudo lindo, e que no Brasil, o povo estragou com a festa, porque ela é imoral, etc. Isso é errado de se falar porque se você for analisar toda a origem do feriado, que você vai ver que não é de hoje que as coisas são como são durante o Carnaval, porem hoje em dia as pessoas fazem independente da Quaresma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário