domingo, 6 de outubro de 2013

Um pouco sobre o Parque Ecológico de Campinas


Esse fim de semana, voltei ao Parque ecológico aqui da cidade, mas agora acompanhada pelos alunos do curso de cinema da escola Pró Arte, para uma aula/visita externa, onde fotografamos algumas instalações/locações e pensamos em algumas possíveis filmagens.

É difícil de escolher qual é a parte mais bonita do parque, mas um dos locais que chamam muito a atenção e é muito interessante de se visitar é o Casarão.

O parque segundo a historia, no passado era uma grandiosa fazenda aqui da região, chamada de Fazenda do Mato Dentro, que se destacou muito pela produção do açúcar e mais tarde produção e  do café, datada do seculo XIX.

Passeando por lá você respira um pouco da história da cidade, podendo conhecer todos os cômodos da casa inclusive o porão onde dizem ter sido a senzala e historicamente os antigos donos mantinham por volta de 200 escravos.

A fazenda era uma grande produtora de açúcar, e foi fundada por um tenente coronel  chamado Joaquim Aranha Barreto de Camargo, e em 1820, a filha do coronel, junto com o seu marido ao assumir a propriedade começou a produzir café, e aos poucos foi substituindo o plantio do açúcar.

Apenas em 1950 aquelas terras foram vendidas ao estado, que ao passar do tempo o transformou em um parque publico.
É uma pena que não é tão popular quanto os outros parques.











Nenhum comentário:

Postar um comentário